22
October, 2021

SDCD - DCS

Provavelmente muitos dos profissionais que trabalham na indústria de processo de manufatura não ouviram falar, e os poucos que já ouviram falar não sabem o que significa SDCD (DCS em inglês). Estes profissionais não devem se preocupar, afinal de contas o SDCD é utilizado amplamente na indústria de processo contínuo.

Da mesma forma, se mencionarmos o termo CLP (PLC em inglês) para os profissionais que trabalham na indústria de processo contínuo, muitos nunca ouviram falar, e os poucos que já ouviram falar não sabem o que significa. Estes profissionais também não devem se preocupar, afinal de contas o CLP é utilizado amplamente na indústria de manufatura.

 

 

Como nossa abordagem é sobre o SDCD, podemos começar dizendo que esta sigla significa Sistema Digital de Controle Distribuído ou DCS em inglês Distributed Control System. O SDCD é um conjunto de equipamentos eletrônicos utilizado para promover a transformação digital na indústria de processo contínuo.

 

 

Utilizado desde a década de 70, o SDCD como qualquer outro equipamento eletrônico, sofre mudanças e melhorias com o decorrer do tempo. O que nos leva a concluir que o SDCD tem um tempo de vida ativa, tornando assim muito importante a observação dos critérios de obsolescência e possibilidades de upgrade durante a fase de especificação de um SDCD.

 

 

O SDCD de forma geral, digo todos os seus componentes, possue certificações que atestam principalmente a sua robustez se comparado com um sistema de automação convencional para o processo de manufatura. Enquanto num processo de manufatura a velocidade de processamento é na maioria das vezes fundamental, já no SDCD esse fator não é tão relevante. Porém o fator que mede o índice de falha de um componente tem uma alta relevância.

 

 

O SDCD é composto por diversos componentes e equipamentos, que são especificados de acordo com a demanda e o tipo de processo. Normalmente chamamos de “Arquitetura” ou “Topologia” o documento que relaciona a especificação geral de todos os elementos que constituem o SDCD. De forma geral podemos dizer que o SDCD é composto dos seguintes componentes.

1.      Controlador (redundante ou não)

2.      Módulos de IO (remotos ou locais, mídia redundante ou não)

3.      Interfaces de comunicação (Ethernet, FieldBus, DeviceNet, ControlNet, etc)

4.      Servidores (virtualizados ou não)

4.1  MS AD DS

4.2  Interface gráfica, dados e alarmes (redundante ou não)

4.3  Historiador (redundante ou não)

4.4  Relatórios (Internet)

4.5  Banco de Dados

4.6  Gerenciamento de Ativos

4.7  VDI

5.      Estações de Operação – OWS

6.      Estação de Engenharia – EWS

7.      Switchs gerenciáveis (cyber security)

 

 

A ADVANCED está à disposição para entender a sua demanda e dimensionar o SDCD perfeito para sua necessidade e expectativa.

 

 

Ricardo Varella – Sócio na Advanced Automação Industrial

Contato

@2021 · Advanced Automação Industrial. Todos os direitos reservados.