20
September, 2021

A indústria e seus diferentes modelos de processo.

Você já ouviu falar que cada indústria tem um determinado modelo de processo? Você saberia me dizer quais sãos estes modelos de processo? Saberia me dizer qual o modelo de processo da indústria na qual você trabalha? Quais diferenças existem entre estes modelos de processo? A transformação digital, ou automação industrial, é para todos os modelos de processo? A indústria 4.0 é específica para um único tipo de modelo de processo?

 

 

De forma geral é facil entender que toda indústria é responsável pela produção, ou apenas transformação, de um produto ou subproduto. Mas quando olhamos para o processo de produção de uma indústria, podemos dividir em dois grandes blocos, ou ainda em dois grandes modelos – processo contínuo ou processo de manufatura. Vale ressaltar que além destes dois modelos, existe também o processo de fabricação por lote, conhecido também por processo de batelada.

 

 

Podemos de forma simplista, dizer que um processo contínuo tem como principal característica a transformação de um produto primário (matéria prima) em um produto (ou subproduto) final. Alguns exemplos de processo contínuo são: químico, petroquímico, óleo e gás, tratamento de água e efluentes, usinas de geração de energia, mineração e cimento, bebidas entre outros.

 

 

Ainda de forma simplista, podemos dizer que um processo de manufatura tem como principal características a fabricação de peças ou conjuntos através de uma produção baseada em movimentos precisos e temporizados. Alguns exemplos de processo de manufatura são: automobilística, auto-peças, utilidades domésticas, motores, ferramentas, embalagens entre outros.

 

 

A automação industrial ou transformação digital, como também é conhecida, tem por finalidade atender qualquer modelo de processo, seja o processo contínuo, seja o processo de manufatura, seja ainda o processo de batelada. Para cada modelo de processo a transformação digital terá uma abordagem correspondente. As diferentes abordagens são necessárias, uma vez que cada modelo de processo tem suas normas específicas e também características diferentes. Enquanto o processo de manufatura trata um número considerável de variáveis digitais, o processo contínuo trata da mesma forma as variáveis analógicas. A legislação e as normas de segurança em sua maioria aplicáveis a um tipo de processo não se aplicam ao outro.

 

 

A transformação digital ainda considera diferentes  fatores com relação ao processo de manufatura e o processo contínuo.

1.    Redundância

2.    Tempo de processamento

3.    Disponibiliade

4.    Sistema de segurança

         

 

No entanto, seja para o processo de manufatura ou para o processo contínuo, a transformação digital promove soluções de “Indústria 4.0”.

 

 

A ADVANCED está focada em oferecer soluções de transformação digital principalmente às indústrias de processo contínuo.

 

 

Ricardo Varella – Sócio na Advanced Automação Industrial

Contato

@2021 · Advanced Automação Industrial. Todos os direitos reservados.