26
novembro, 2021

A importância da análise gráfica através de Trends no processo contínuo.

Caracterizada, principalmente, por apresentar processos produtivos complexos, que requerem muitos mecanismos de regulação para permitir respostas rápidas com o objetivo de manter elevados níveis de produção e eficiência, a indústria de processos contínuos tem sua produtividade muito mais dependente do rendimento global de suas instalações do que do ritmo de trabalho dos operadores. Além de apresentar um elevado nível de interdependência e integração das várias fases do processo.

 

Consequentemente, como os equipamentos são controlados e monitorados, ou seja, a forma como a planta opera, interfere sensivelmente na produtividade.

Do ponto de vista de controle, de maneira simplificada, pode-se operar uma planta apenas por alarmes ou por análise de gráficos de tendência (Trends).

 

Numa operação apenas por alarmes, as respostas aos desvios dos processos acontecem de forma reativa. Sendo assim, nesse caso, as ineficiências são contornadas após acontecerem.

 

Em contrapartida, a operação por Trends (análise gráfica de tendências) possibilita detectar desvios de parâmetros representativos do processo, projetando cenários que prevejam esses desvios e minimizá-los ou até mesmo evitá-los antes que um alarme aconteça.

 

Além disso, a operação por Trends é vital para a racionalização de alarmes (alarmes consistentes e ativados em menor número por turno). Como efeito, o operador poderá focar sua atenção nas variáveis realmente importantes no processo, minimizando o risco de desvios que poderiam afetar a produtividade da planta.

 

Para atender às necessidades de uma operação por análise gráfica, o FactoryTalk Historian da Rockwell capta os dados do processo operacional de fontes múltiplas, instantaneamente, proporcionando altíssimo nível de controle, supervisão e monitoramento de desempenho. Permitindo, de maneira célere, a identificação precisa e a correção instantânea de desvios. Apresentando graficamente as inúmeras variáveis analógicas e digitais (geralmente em número muito menor) do processo, com possibilidade de análise histórica dessas variáveis e suas correlações, o Factory Talk Historian torna-se uma poderosa ferramenta para investigação detalhada de todos os pontos críticos de controle, diagnosticando as possíveis não conformidades em todas as etapas do processo, além de sinalizar as possíveis fontes de desvios, possibilitando correções e interações com o processo, sempre de forma proativa.

 

A ADVANCED está à disposição para entender a sua demanda e dimensionar o FactoryTalks Historian à sua necessidade e expectativa.

 

Daniela Tafarello – Engenheira de Sistemas da  Advanced Automação Industrial

Contato

@2024 · Advanced Automação Industrial. Todos os direitos reservados.